Cirurgia da Obesidade (Bariátrica) | 71 3505-3350 / 8802-3774

Agradecimentos


Em primeiro lugar agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de me tornar médico, esta que é a profissão mais bonita que conheço.

Existem pessoas que fazem parte da minha vida a quem sou eternamente grato, pois me ajudaram a caminhar na minha trajetória profissional e pessoal. Tenho a gratidão como uma das grandes virtudes do ser humano. Agradeço a minha mãe Edilda que me deu uma criação primorosa e sempre me incentivou na carreira médica, meu pai Alberto que foi um exemplo para mim e me deu as condições necessárias para estudar e me tornar médico, a minha esposa Patrícia sempre ao meu lado, me apoiando nos momentos mais difíceis e abdicando de diversos momentos em família e de lazer.

Não posso deixar de agradecer aos meus professores, e médicos que me inspiraram a ser cirurgião, agradeço ao Dr. Afonso Malta, cirurgião em Itabuna, com quem tive a oportunidade de assistir a primeira cirurgia a qual me deixou fascinado e desde então decidi que seria cirurgião, nesta época eu estava no segundo ano do curso de Medicina. Agradeço a Dra. Tereza Perazzo Cirurgiã do Hospital Manoel Vitorino que me deu a oportunidade de assistir e ajudar cirurgias quando eu fazia o terceiro de Medicina. Agradeço ao saudoso Prof. Dr. Celso Figueroa que foi meu professor na Cadeira de Técnica Cirúrgica da Escola Bahiana de Medicina, onde tive a oportunidade de ser Monitor e Coordenador de técnica cirúrgica e cirurgia experimental, o que muito contribuiu na minha formação como cirurgião e professor.  Agradeço ao Dr. Jorge Rescala, exímio cirurgião, que foi coordenador da minha residência em cirurgia geral no Hospital Ana Neri e que muito me ensinou naqueles dois anos inesquecíveis da minha vida, com o Dr. Rescala aprendi não só a prática da cirurgia geral, mas também o cuidado para com os pacientes mais necessitados.

Agradeço ao Dr. Euler Ázaro, meu professor de cirurgia laparoscópica, e colega com quem conseguí desenvolver o setor de cirurgia bariátrica do Hospital São Rafael, onde completamos 10 anos de cirurgia bariátrica em 2009, com mais de 1700 pacientes operados, sempre operando e acompanhando os pacientes de forma conjunta; agradeço ao Dr. Paulo Amaral, meu orientador científico e da cirurgia do aparelho digestivo, tendo sido importante na minha formação nesta área o que foi fundamental para conseguir obter o título de Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, com prova prática, teórica e de títulos, tenho a honra de ser preceptor da residência de cirurgia do Aparelho Digestivo do Hospital São Rafael, que é coordenada pelo Dr. Paulo Amaral, que também foi meu incentivador na carreira associativa e para que me tornasse mestre do CBC-BA.

Agradeço ao Dr. Parviz Amid do Lichtenstein Hernia Institute em Los Angeles que me ensinou tudo sobre as técnicas livres de tensão para o tratamento das hérnias. Ao Dr. Guy Voeller do Hernia Center de Memphis nos EUA que ensinou tudo sobre a técnica laparoscópica extra-peritonial para o tratamento das hérnias inguinais. Ao Dr. Robert Bendavid que me deu a oportunidade de conhecer a técnica de Shouldice no maior centro de tratamento de hérnias do mundo, o Hospital Shouldice em Toronto no Canadá.

Agradeço ao Prof. Dr. Arthur Garrido do Instituto Garrido de Obesidade, na Beneficência Portuguesa em São Paulo, considerado o pai da cirurgia bariátrica no Brasil que me ensinou todos os princípios da cirurgia bariátrica. Agradeço ao Dr. Nilton Kawahara que nos ensinou a técnica laparoscópica bariátrica do bypass gástrico.  Agradeço ao Dr. Almino Ramos do Gastro Obeso Center de São Paulo, que nos ensinou a técnica da banda gástrica.

Agradeço aos Drs. Paulo Benigno e Carlos Marcílio que foram meus orientadores na minha tese de doutorado em cirurgia bariátrica tendo sido muito importantes para que eu obtivesse êxito naquela difícil tarefa;  Não posso me esquecer de agradecer ao hospital São Rafael e sua direção, Dra. Liliana Ronzoni e Sra. Laura Ziller pela convivência harmoniosa nestes 20 anos de trabalho nesta instituição que muito contribuiu para o meu aprimoramento cirúrgico. Também a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e sua Presidente Dra. Maria Luiza Soliani, Escola onde me formei, fiz pós-graduação, doutorado e hoje em dia leciono.

Agradeço a minha cidade natal Itabuna, terra da qual muito me orgulho, e a cidade de Salvador que me acolheu e me deu minha esposa, cidade esta onde vivo desde 1984.

  • Reunião de Grupo
  • Artigos do BCG
  • O que falam do BGC
  • Informativo BGC




CENTRO MÉDICO HOSPITAL ALIANÇA - Av. Juraci Magalhães Junior, 2096 7° andar Sala 702, Rio Vermelho, Salvador, BA CEP: 41.940-060.
Tel: 07135053350 | 07188023774 | dr.ettinger@gmail.com

DEUS SEJA LOUVADO!

Desenvolvido em: WordPress | Posts (RSS) e Comentários (RSS).

Dr. João Ettinger © 2017 | Todos os direitos reservados.

Zoup Web Agência - A Agência Web de qualidade.